Nossa História

 "Aquele que não conhece sua história está fadado a não possuir um futuro"

É assim que começamos a nos conhecer: com autenticidade. Fazer o que amamos, no lugar que amamos é um dos únicos propósitos que nos faz termos futuro. E nosso propósito está aí: empr

eender futuros, histórias e orgulhos.

Aqui nossa missão é a de promover facas de qualidade com tudo que há de bom no Brasil para oferecer: as madeiras, os aços, os couros e as mãos do artesão.

Queremos promover a Cultura da arte da Cutelaria, tornando acessível materiais de qualidade e feitos com coração e alma com história por dentro de cada peça e que essa história seja passada por muitas e muitas gerações.

A identidade nacional, nossas belezas naturais e nosso coração quente de Brasileiro é no que acreditamos. É aqui que nascemos, é aqui que crescemos, é aqui que deixamos nosso legado.

Do ferreiro ao homem de faca e lanterna 

Sobre a estrada até aqui...

Cuteleiro

 

Um Antropólogo em formação que estudou sobre as culturas ocidentais, desde jovem utiliza facas em seu dia a dia. De modelos industriais a tantas outras facas, nada parecia satisfazer seus gostos e necessidades. Aquilo que desejava não encontrava.

 Ao tomar uma atitude, resolveu que teria acesso a facas de qualidade e com portabilidade no dia a dia. Para isso resolveu aprender a antiga arte de produzir facas. Em 2012 fez curso com o Master Smith Ricardo Villar onde aprendeu o domínio das tecnicas para produzir uma boa lâmina.

 Dominando o processo artesanal, seu sonho pôde ser finalmente realizado: ao criar a primeira faca do antigo e poderoso aço carbono, finalmente começou a se satisfazer das próprias facas. Facas eximias, resistentes, cortantes, portáteis. a propria satisfação já não tinha espaço em si.

 Apto em porta-las em todos os lugares, com um fio de corte espetacular e um design ergonômico, as facas começaram a brilhar na terra da garoa. Aqueles que viam queriam, aqueles que não viam, gostariam de saber. Eis que o embrião de uma idéia surgiu...

 Desde 2012, nascia finalmente a Machado Facas Artesanais; José Machado, finalmente pôde sonhar e realizar facas táticas incríveis para o porte urbano.

 Em sua fábrica de Sonhos, o que mais se constrói a cada dia é a paixão pela cutelaria. A cada faca pronta um desejo realizado.

E neste sonho, quem faz a maior parte é você! 

Fragmentos de nossa história podem ser encontrados aqui em nosso blog.

Atenciosamente José Machado, Cuteleiro Profissional e Sonhador.